O que fazer para se manter saudável até a velhice

Para manter a mente saudável e vibrante na velhice, siga uma dieta rica em antioxidantes, exercite-se regularmente e não se esqueça do esforço constante e Diário da mente.

Porque a longevidade depende de genes e felicidade. Ainda não há muito o que fazer com os genes, mas com sorte podemos ajudar um pouco.

Dieta para a saúde

Os nutricionistas recomendam que comamos pequenas refeições 5 vezes ao dia e não comamos no meio. Pelo menos 2 refeições devem ser vegetarianas (de preferência de manhã e de manhã). Dessa forma, teremos a certeza de fornecer ao corpo antioxidantes suficientes, ou seja, substâncias que “eliminam” os radicais livres e, assim, atrasam o processo de envelhecimento. Nosso cardápio deve ter 5 porções de legumes e frutas-aprox. 2 kg por dia. Vamos também trocar o pão branco por grãos integrais escuros, ricos em vitaminas B E vitamina E. Vamos beber uma xícara de iogurte natural todos os dias com culturas vivas de bactérias. Embora 2 vezes por semana vamos comer peixe. Uma dieta e movimento razoáveis evitam a obesidade, o que encurta a vida.

Sono para a saúde na velhice

Durma mais. Os cientistas perguntaram aos centenários quantas horas eles levam para dormir. Descobriu-se que a maioria dorme 6-7 horas por noite. Para o nosso corpo, é melhor dormir que não dura mais de 8 horas e pelo menos 4 horas. Isso é importante para nós por muitas razões: então há uma renovação celular acelerada, há uma “revisão” do sistema que controla o metabolismo, mais sangue entra nos músculos, a síntese de proteínas e a produção de hormônios são aumentadas. Portanto, precisamos de sono como oxigênio. Isso permite que você se recupere fisicamente e mentalmente. No dia seguinte, podemos funcionar normalmente.

Não fume-mantenha-se saudável na velhice

Não fume. Cada cigarro fumado por cinco minutos e meio reduz nossas vidas. Eu acho que isso é motivo suficiente para quebrar esse hábito. A fumaça do tabaco está bem. 4 mil substâncias, das quais até 40 são cancerígenas. A nicotina mata os antioxidantes, então fumar cigarros acelera o desenvolvimento da aterosclerose. Palácio das mulheres O O. 2 anos antes, eles passam pela menopausa. A nicotina também acelera o desenvolvimento da osteoporose (após 10 anos de dependência em 2%. a densidade óssea é menor que a dos não fumantes).

A pele do fumante envelhece mais rápido. Como os cientistas americanos provaram, parar de fumar vale a pena em qualquer idade. Após 3-9 meses, tosse, falta de ar, problemas respiratórios são resolvidos. 5 anos de abstinência reduzem o risco de ataque cardíaco pela metade em comparação com alguém que ainda fuma. Após 10 anos, o risco de câncer de pulmão é metade do de um fumante e o risco de ataque cardíaco é o mesmo de alguém que nunca fumou.

Nervos no limite

Lute contra o estresse. Os hormônios do estresse que nossos ancestrais destacaram como uma resposta ao perigo foram neutralizados durante a luta ou fuga. Hoje em dia, ficamos estressados por razões prosaicas e geralmente não conseguimos tirá-lo. O corpo aumenta os níveis de adrenalina, glicose, ácidos graxos livres e triglicerídeos. Se essas substâncias não são neutralizadas, elas afetam negativamente o funcionamento do nosso corpo. Não temos oportunidades de luta e fuga (acho que felizmente), então vamos tentar evitar o estresse. E se nos encontrarmos em uma situação de crise, vamos fazer uma pausa, respirar fundo, contar até 10 ou analisar a situação, perguntando-nos muitas vezes: “e o que acontecerá então”. Talvez no final respondamos a nós mesmos: “nada que nos deixasse tão nervosos”. Lembre-se de que não há situação sem saída.